Blog Cerâmica Dummond

  • 21 / Mar / 2023

A execução do telhado

A cobertura, além de proteger da ação das intempéries como a chuva, o sol e os ventos, também é capaz de determinar o estilo do imóvel. Sendo assim, torna-se indispensável um bom planejamento de todas as etapas. O projeto de cobertura deve caminhar junto com o projeto arquitetônico e deve ser executado por profissionais técnicos capacitados. Um projeto bem elaborado pode evitar desperdícios em obra, além de proporcionar segurança ao cliente.

Para que o projeto seja funcional e esteticamente adequado, visando evitar possíveis erros futuros e surpresas desagradáveis, é fundamental que durante a fase de planejamento o profissional leve em consideração alguns fatores importantes, tais como: o tipo de telha, a inclinação da cobertura, o tipo de estrutura, o cálculo das quantidades, a modulação da cobertura, a instalação de peças complementares, etc.

PRECAUÇÕES E RECOMENDAÇÕES

1 – A inclinação da cobertura deve ser definida durante a fase de projeto, o que previne o acúmulo excessivo de água da chuva sobre o telhado. Uma vez escolhida a telha, a instalação desta deve respeitar as orientações da empresa quanto à inclinação mínima (para evitar o “retorno” de água), e a inclinação máxima (para evitar que a telha “escorregue” do madeiramento). A forma mais usual é expressa em porcentagem (%), calculada através da relação altura/base.

2 – As telhas Drummond, em circunstâncias normais e bem instaladas, se mantêm estáveis devido a ação de suas travas traseiras (inferiores) e o peso exercido com a sobreposição das telhas. Em alguns casos, dependendo da altura da edificação, da localização da obra, da inclinação e fatores de intempéries, torna-se necessário fixar as telhas ao madeiramento.

3 – Na existência de caimento de água de um telhado para o outro, é recomendado a utilização de calhas para prevenção de possíveis vazamentos pelo excesso de água.
4 – Faça o ripamento com as telhas na obra, sempre observando a galga média.

5 – É de extrema importância utilizar mão de obra especializada. Solicite o acompanhamento de um profissional técnico habilitado pelo CREA.

MANUSEIO

A manipulação das telhas e peças especiais, devido ao peso, dimensão e composição, não apresentam qualquer dificuldade, necessitando apenas trato adequado (nunca jogá-las).